Operação na zona Leste de Manaus não encontra refrigerantes falsificados
Manaus/AM - As equipes de investigação da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) realizaram, na tarde de terça-feira (21/07), diligências para apurar denúncias acerca de vendas de refrigerantes de grandes marcas, falsificados. A operação, batizada como Linhagem do Refri, vistoriou quatro comércios, na avenida Grande Circular e na região comercial do Fuxico, ambas no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
O delegado Eduardo Paixão, que coordenou a ação policial, informou que as denúncias da possível fraude dos refrigerantes chegaram à especializada a partir de denúncias dos representantes das marcas internacionais envolvidas e também de consumidores dos produtos. Os denunciantes reclamaram das embalagens e da qualidade dos produtos nos comércios.
Ainda de acordo com o titular, a iniciativa contou com o apoio de uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), para apurar as práticas sanitárias, fraude no comércio e crimes contra o consumidor. Ao fazer a apuração nos comércios indicados, a equipe investigativa não constatou fraude nas mercadorias vendidas.
A denúncia do consumidor nos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) das empresas é fundamental. Diante da suspeita da bebida adulterada ou com embalagem diferente, é orientado que o cliente leve a mercadoria na Decon, onde ela será periciada e, se constatada a fraude por laudo pericial, os responsáveis serão punidos, orientou o delegado.
A autoridade afirma também que a parceria entre os órgãos de fiscalização é fundamental, inclusive para caráter educativo dos consumidores in loco. Ainda de acordo com ele, a falsificação de bebidas configura crime contra a relação de consumo, falsidade ideológica e fraude no comércio.
A Decon-AM está localizada na rua Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus. Para entrar em contato com a especializada, o consumidor pode ligar para os números (92) 3214-2264 e 99962-2731 (whatsapp).
ASSUNTOS: operação Linhagem do Refri, refrigerantes falsificados, zona leste, Amazonas