Compartilhe este texto

Ortopedista renomado Julio Torres morre aos 75 anos em Manaus

Por Portal Do Holanda

11/05/2017 15h37 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

O médico ortopedista Julio Rufino Torres morreu aos 75 anos, na madrugada desta quinta-feira(11) em Manaus.

O ortopedista, nascido no dia 7 de dezembro de 1941, foi buscar a formação médica na Universidade do Recife (hoje Universidade Federal de Pernambuco) onde colou grau em 8 de dezembro de 1966, pois na ocasião não era ainda oferecido o curso de Medicina no Amazonas. 

Saiu de Manaus em busca de sua formação médica, mas tinha a convicção de que voltaria para atuar no Amazonas. Após a sua formação de especialista em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - USP, retornou para Manaus e pôde contribuir no curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desde a primeira turma oferecida.

Completou em 2016, 50 anos de formação médica. Durante a vida profissional dedicou-se à academia e em 25 de julho de 2014 recebeu a mais alta honraria de Professor Emérito pela Universidade Federal do Amazonas como reconhecimento de brilhante carreira como docente junto à Universidade. Recebeu, também, no dia 6 de dezembro de 2016, no Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, a comenda Fernando Figueira de Medicina e Ensino Médico. A homenagem ressaltou o desempenho ético, a competência técnica e o compromisso de médico com a sociedade e com a Medicina. 

Foi autor de quatro livros, entre os quais a obra: Pegadas de Deus, que abordou a fé sob a ótica de homens que exercem a Medicina e defendem que sua prática ocorra subordinada a valores como justiça, solidariedade e respeito ao próximo.

O velório está sendo realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas, Av. Senador Raimundo Parente, 6, Flores,  com Missa as 14:30 horas e sepultamento a seguir no cemitério São João Batista.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas