Os cuidados com a saúde para aproveitar bem o festival de Parintins
O Festival dos Bois-bumbás de Parintins é uma das festas mais aguardadas do estado do Amazonas. Todos os anos, milhares de pessoas se deslocam até a ilha de Parintins, popularmente conhecida como “Ilha Tupinambarana” para prestigiar a disputa entre os dois bois: Garantido e Caprichoso. Nesse período, a pequena cidade se divide literalmente entre as duas agremiações, de um lado predomina o vermelho do outro o azul, cores que representam respectivamente os dois bois.
A festa que acontecerá nesse fim de semana, nos dias 24, 25 e 26 de junho, requer organização e muito pique por parte dos participantes, já que as filas para a entrada no Bumbódromo formam-se do lado de fora, ainda no período da tarde, debaixo de um sol escaldante. Por isso, alguns cuidados prévios com a saúde são fundamentais para aproveitar as comemorações com tranquilidade: escolher roupas leves e claras, usar protetor solar e chapéus, colocar um calçado confortável e caprichar no consumo de água.
Além de hidratar bem o corpo, uma alimentação balanceada também faz toda a diferença, como explica Raisa Lima,nutricionista da Hapvida Saúde, patrocinadora oficial do festival: “Para sustentar muitas horas pulando debaixo do sol e também à noite, é necessário beber muita água e, se possível, dar preferência aos isotônicos, que repõem água e sais minerais que perdemos na transpiração. O ideal é fazer uma refeição leve e que forneça boas quantidades de nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos."
Segundo a especialista, alguns alimentos naturais também podem ser uma ótima de fonte de energia como a água de coco, o guaraná em pó, a mirantã e a catuaba. Porém, o consumo destes alimentos deve ser evitado por pessoas com problemas cardíacos. Na hora de alimentar-se, o ideal é que o brincante dê preferência a alimentos leves, com pouca gordura e de fácil digestão. Para o lanche, um kit de frutas e cereais é uma ótima opção.
E para ajudar a repor as energias no dia seguinte, depois de uma noite intensa de festival, a dica é optar pelas sopas, caldos, frutas, saladas e muita água. Evite o consumo de doces e antes de sair de casa, faça um almoço reforçado com muita proteína, verduras, legumes e carboidrato.
ASSUNTOS: Amazonas, boi, festival, Folclórico, Manaus, Parintins, Saúde e Bem-estar