Pacientes com doenças respiratórias recebem cartilha com orientações para fazerem em casa
Durante a internação no Pronto-Socorro (PS) do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona Norte de Manaus (AM), pacientes diagnosticados com pneumonia, derrame pleural, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), edema agudo de pulmão (EAP) e outras doenças respiratórias são treinados por fisioterapeutas para continuar o tratamento em casa, após receberem alta médica. Quando são idosos ou crianças, as orientações são repassadas aos acompanhantes.
Eles recebem a cartilha "Orientações para pacientes com doenças respiratórias", produzida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). O Instituto administra o PS Delphina Aziz, uma unidade que, segundo pesquisa interna, tem 96,7% de satisfação dos usuários que buscaram os serviços oferecidos no PS. O Delphina Aziz é uma unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam).
A cartilha tem o formato de pulmões e ensina cinco exercícios para o paciente continuar o tratamento em casa. Dois deles usam objetos simples como um balão, uma garrafa e um canudo.
Além dos exercícios, os fisioterapeutas repassam orientações que melhoram a função pulmonar, como controlar o peso, manter a casa limpa, eliminar focos de filtração e mofo, manter colchões e travesseiros forrados, retirar tapetes e afastar a cama da parede. Além disso, é importante evitar animais em casa, mas se tiver, dê banho toda a semana e não deixe que subam em camas, sofás e móveis.
ASSUNTOS: Amazonas, cartilha, doenças respiratórias, Manaus, Amazonas