Compartilhe este texto

Pacientes do Amazonas poderão ser transferidos para RS e Espírito Santo

Por Portal Do Holanda

15/01/2021 14h39 — em
Amazonas


Leito de hospital - Foto: Reprodução/ CNN Brasil

Manaus/AM - Com o colapso na saúde, os pacientes do Amazonas poderão ser transferidos também para o Rio Grande do Sul. Nesta sexta (15), pacientes com a Covid-19 foram transferidos para hospitais de oito capitais. 

O governo gaúcho ofereceu leitos de UTI ao Amazonas, de acordo com a CNN Brasil. Governadores de estados como Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Paraíba já se dispuseram a atender pacientes amazonenses em leitos de suas unidades de saúde e também por meio da disponibilização de oxigênio. 

O translado está ocorrendo com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) que disponibilizou duas aeronaves. Os pacientes selecionados são classificados em estado moderado de saúde e o critério foi definido para que pudessem suportar as horas de voo em segurança. 

Espírito Santo

O estado do Espírito Santo disponibilizou 30 vagas de UTI Covid para atender pacientes do Amazonas. Alagoas cedeu 35 leitos para pacientes do Amazonas, sendo 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 25 leitos clínicos. “Alagoanos têm solidariedade e espírito colaborativo. Vamos juntos vencer esse vírus”, enfatizou o governador Renan Filho.

Transferência de pacientes – Nove pacientes que estavam internados nas unidades da rede pública estadual foram transferidos, na manhã desta sexta-feira (15/01), para continuar o tratamento em Teresina, no Piauí. O grupo foi o primeiro dos 235 que serão enviados para cinco estados brasileiros.

O transporte aéreo foi feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), que tem atuado na força-tarefa ao lado do Governo do Estado e Ministério da Saúde (MS) no enfrentamento à Covid-19. Os pacientes saíram dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) 28 de Agosto e Platão Araújo para receber atendimento no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Um segundo grupo de 15 pacientes deve ser encaminhado para São Luís, no Maranhão, também nesta sexta-feira.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas