Parintins reduz restrições, libera voos comerciais e viagens de barco
Manaus/AM - As medidas de prevenção a Covid-19 em Parintins, no interior do Amazonas, serão reduzidas conforme decisão do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no município, que foram anunciadas na última quarta-feira (24). Entre as novas medidas, está a redução do toque de recolher, autorização para retomada de voos comerciais e flexibilização do transporte fluvial.
O toque de recolher passa, a partir desta quinta-feira (25), a vigorar entre 19h às 6h, com lanches, bares e restaurantes podendo funcionar exclusivamente para a distribuição de alimentos por meio dos serviços de delivery. Outros estabelecimentos devem funcionar entre 8h às 18h.
Os voos comerciais serão retomados no aeroporto Júlio Belém a partir do próximo da próxima terça-feira (20), com respeito as medidas de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscaras.
Em relação as viagens fluviais, elas poderão ser realizadas apenas quando houver emergência, podendo ocorrer apenas no trecho Parintins - Manaus, com limitação de 30 passageiros por embarcação. Os passageiros deverão passar por triagem e terão de ter autorização dos órgãos de vigilância. Continuam suspensas as viagens intermunicipais e para a zona rural do município.
As mudanças ainda serão estabelecidas em decreto a ser publicado. A Prefeitura de Parintins afirma que a redução das restrições são justificadas pela queda no número de casos de Covid-19.
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires, apresentou os dados de acompanhamento diário dos casos de COVID-19 no município que foi avaliado pelos integrantes do Comitê. “Devido todos os cuidados tomados e que ainda são executados, nós tivemos uma redução de internações, assim como uma redução de óbitos no município, e mesmo com o aumento da testagem, mantivemos a estabilidade com relação ao número de positivos. Isso nos fez flexibilizar as medidas. Mas vamos continuar com a fiscalização”, disse a coordenadora.
ASSUNTOS: Bi Garcia, coronavirus parintins, covid-19 parintins, isolamento social, Manaus, pandemia amzonas, Parintins, prefeitura parintins, toque recolher parintins, Amazonas