Parque Tecnológico será instalado em Manaus
Manaus/AM - O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai instalar um parque tecnológico em Manaus. Atualmente, apenas as regiões Sul e Sudeste têm parques em funcionamento.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Eron Bezerra, os parques não têm estrutura física formal, apenas a “expertise” de instituições de ponta e têm como objetivo principal integrar a academia, o governo e as empresas. “A Amazônia tem vários desafios que precisam de resposta. O parque poderia servir pra isso”, afirmou.
O governo faz investimento na pesquisa, que pode ser demandada de acordo com o problema enfrentado por uma empresa. Essa, por sua vez, também pode aplicar recurso na pesquisa que lhe interessar, por meio do parque.
Em 2013, R$ 7,5 bilhões foram aplicados em pesquisa por empresas, com renúncia fiscal de R$ 1,5 bilhões. “Podemos aproveitar as empresas que já possuem seu Projeto Produtivo Básico, que precisam investir em Pesquisa e Desenvolvimento, e colocar dentro do arranjo do parque, por exemplo”, disse o secretário.
Uma comissão das instituições de ensino e pesquisa será montada. Em reunião com o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), o projeto também foi apresentado. Representantes das indústrias devem fazer parte dessa comissão.
UFAM, UEA, Inpa, Embrapa e IFAM fazem parte dessa fase inicial. O MCTI deve trazer outras instituições de pesquisa para o projeto, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), laboratórios de nanotecnologia, dentre outras.
De responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, a construção de parques tecnológicos pode gerar benefícios econômicos para uma determinada comunidade, pois reúne num mesmo espaço empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios e criam um ambiente favorável à inovação tecnológica.
ASSUNTOS: Amazonas, desenvolvimento, parque tecnológico, tecnologia, Amazonas