Parques do Prosamim voltam a ser frequentados em Manaus
Manaus/AM - Espaços com iluminação pública em LED, quadras poliesportivas, pistas de caminhada e de skate, ciclovias, áreas verde e de convívio social revitalizadas são atrativos para o retorno de famílias aos parques urbanos construídos pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Esses equipamentos públicos estão em fase final de reforma, conforme determinação do Governo do Estado.
A reforma dos espaços construídos há pelo menos uma década foi anunciada, em 2019, pelo governador Wilson Lima. A finalidade da medida era reverter a situação em que se encontravam devido ao desgaste por conta do tempo, falta de manutenção periódica, mau uso e, inclusive, a ações de vandalismo e práticas de violência, como roubos e furtos.
No total, sete parques estão sendo contemplados com reformas, que já estão beneficiando a população do entorno dessas áreas, com a entrega de alguns trechos dos espaços. Em todos eles, o serviço de reforma está em fase final.
Parques tradicionais
Os parques urbanos Paulo Jacob, localizado na rua igarapé de Manaus, no centro da cidade, assim como a raça pública Elza Simões, vizinha ao parque Jefferson Peres, na avenida Sete de Setembro, já tiveram suas obras concluídas e foram reinaugurados pelo governador Wilson Lima. Estes espaços revitalizados estão fechados devido às medidas de combate à covid-19.
Passivo histórico
O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil, Marcellus Campêlo, afirma que o Governo do Estado, liderado pelo governador Wilson Lima, vem corrigindo dois passivos históricos do Prosamim com a reforma dos parques.
ASSUNTOS: ciclovia, Parques públicos, Prosamim, quadras, UGPE, Amazonas