PECs relacionadas à educação e segurança pública devem ter prioridade
O deputado estadual Luiz Castro (PPS) tratou, nesta quinta-feira, 19, na Aleam, sobre os projetos de emenda constitucionais (PEC) que tramitam na casa. Citando várias propostas, o deputado enfatizou a urgência de votação de duas PECs: a que obriga a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas – de autoria do próprio deputado - e a “PEC dos Delegados”, de autoria do deputado estadual Alcimar Maciel (PR).
Segundo o deputado, a presença de assistentes sociais e psicólogos é uma necessidade também para o governador Omar Aziz: “Em diálogo, o governador concordou com o conteúdo proposto na PEC sobre a importância destes profissionais em facilitar o aprendizado nas escolas”, afirmou, acrescentando que os professores têm muita dificuldade em lidar com problemas que acontecem nas escolas como o tráfico de drogas.
Na ocasião, o deputado estadual David Almeida (PSD) afirmou compromisso da Comissão de Constituição, Redação e Justiça (CCJR) da assembleia em analisar e votar a PEC logo na retomada dos trabalhos da assembleia em 2014.
Outra PEC que recebeu destaque, no pronunciamento de Luiz Castro foi a popularmente chamada “PEC dos Delegados”. De acordo com o parlamentar, os critérios de promoção praticados no Estado são pautados pela relação pessoal. “As promoções não só na área da segurança, mas de um modo geral, não são impessoais. Assim, o número de delegados que atingiram a classe especial é muito pequeno”, analisou o deputado, afirmando que a experiência de 12 anos na área é suficiente para promoção e esclarecendo que não é contra a promoção dos delegados.
ASSUNTOS: Droga, educacão, escola, psicólogo, segurança, tráfico, Amazonas