Pesquisador do Amazonas desenvolve óculos especial para pessoas com deficiência visual
O pesquisador do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), Walter Simões, desenvolveu um dispositivo em forma de óculos para auxiliar pessoas com deficiência visual a se locomoverem em ambientes fechados. Walter Simões é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática do IComp e professor de Computação da Uninorte. O trabalho é orientado pelo professor Vicente Lucena Júnior.
O estudo consiste em duas etapas: uma offline, onde se realiza o mapeamento do ambiente e outra online onde se realiza a navegação de fato. Na etapa offline (mapeamento indoor), o ambiente recebe marcadores de rádio frequência e etiquetas visuais para suprir a deficiência de referência onde o sinal de GPS não se mostra eficiente.
Na etapa online (navegação indoor) o usuário cego ou com deficiência visual utiliza um dispositivo vestível (óculos) que gera o mapa aplicando conceitos de manipulação de grafos para obter o menor caminho a partir dos marcadores de rádio frequência e visual e o auxilia na navegação através de instruções sonoras.
O projeto já passou por testes preliminares, mas ainda aguarda aprovação de comitê de ética para ser aplicado a pessoas cegas, definindo os critérios a serem respeitados neste processo. O protótipo está funcional e já foi submetido a vários eventos da área, em países como Cuba, Portugal, Alemanha e Estados Unidos.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, deficiente visual, óculos, tecnologia, Ufam, Tecnologia