Piauí e Maranhão enviam insumos e recebem pacientes com covid de Manaus
Manaus/AM - O Governo do Piauí abriu as portas de seus hospitais para receber pacientes de Manaus, infectados com a covid-19. Eles também enviaram 30 mil testes rápidos e milhares de EPIs, aventais hospitalares e outros insumos para o sistema público de saúde do Amazonas.
O estado vive o colapso total com a falta de oxigênio nos hospitais. Segundo o estado nordestino, o Hospital Universitário de Teresina disponibilizou 30 leitos para receber os pacientes. Os primeiros saíram por volta das 7h de Manaus e devem chegar por volta das 12h30 à Teresina, eles viajam acompanhados apenas da equipe médica que os monitora.
Assistentes sociais da unidade devem fazer a intermediação entre internados e parentes, assim como repassar os boletins dos mesmos para familiares que estão no Amazonas. Piauí reforçou o quadro de profissionais com novas contratações para oferecer o suporte aos pacientes amazonenses.
O estado do Maranhão segue os mesmos procedimentos do Piauí e disponibilizou 40 leitos também no Hospital Universitário de São Luiz. Os pacientes devem ficar divididos em duas alas.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas