Compartilhe este texto

Pirarucu que seria exportado para Singapura ilegalmente é apreendido em Manaus

Por Portal Do Holanda

25/06/2024 16h17 — em
Amazonas


Foto: Divulgação Receita Federal do Amazonas

Manaus/AM – A Receita Federal e o Ibama realizaram uma operação de fiscalização que resultou na apreensão de 6,1 toneladas de pirarucu em Manaus, que seriam levadas ilegalmente para Singapura.

Conforme a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), o pirarucu só pode ser exportado com uma Licença emitida pelo IBAMA. No entanto, a empresa exportadora não possuía essa licença, configurando uma tentativa de exportação ilegal.

Foto: Divulgação Receita Federal do Amazonas

A operação ocorreu em dois locais: no Porto de Manaus, foram apreendidas 6,1 toneladas do pescado, enquanto no porto de Vila do Conde, no Pará, foram interceptadas 8,2 toneladas. O Ibama aplicou uma multa de R$ 125 mil à empresa exportadora.

O pescado apreendido será doado para instituições públicas, contribuindo para a preservação da fauna brasileira.

Foto: Divulgação Receita Federal do Amazonas

Em 2024, as ações resultaram em apreensões significativas, como a de 12 arraias no Aeroporto de Manaus e de quase 80 toneladas de madeira destinadas aos Estados Unidos.

Foto: Divulgação Receita Federal do Amazonas


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas