Platão Araújo inaugura atendimento rápido para casos menos graves
![O consultório de atendimento rápido é uma ferramenta de gestão aplicada nas unidades pelo projeto Lean nas Emergências. Foto: Rodrigo Santos/SES-AM](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-amazonas-capturadetela2020-11-23as102339-1036037.jpg)
Manaus/AM - Com a implantação de um consultório de atendimento rápido, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na zona Leste, passou a evitar que paciente sem gravidade permaneça por longos períodos dentro da unidade. O novo espaço de acolhimento permite ao hospital direcionar sua força de trabalho, estrutura e insumos para os casos de urgência e emergência, que são o perfil de um HPS.
Segundo dados do hospital, entre 17 de outubro e 17 de novembro, dos 5.757 pacientes que foram atendidos na unidade, 2.299 eram casos com pouca ou nenhuma urgência. Ou seja, 40% da demanda no HPS nesse período de um mês era de pacientes com perfil de UBS.
“Hoje, com o consultório exclusivo, esse paciente não circula na unidade. Ele entra, é examinado, e pode usar até três insumos da unidade (exame laboratorial, ou raio-X, ou medicação). Após o atendimento imediato, ele é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, que é o local onde ele deve ser acolhido nesse tipo de situação”, explica a diretora do Platão Araújo, Aída Tapajós.
O consultório de atendimento rápido (fast track) é uma ferramenta de gestão aplicada nas unidades de urgência e emergência do Governo do Amazonas pelo projeto Lean nas Emergências. O projeto é do Ministério da Saúde e é implementado pelo hospital Sírio Libanês, fazendo parte das estratégias estabelecidas pela SES-AM, dentro do Programa Saúde Amazonas, para a melhoria dos serviços de Saúde do Estado.
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