Polícia desarticula quadrilha especializada em roubo de veículos e falsificação de documentos no Amazonas
Manaus/AM - Uma operação da Polícia Civil deflagrada simultaneamente no Pará e no Amazonas, em Manaus e Manacapuru e Rio Preto da Eva, nesta sexta-feira (1), resultou na prisão de seis pessoas, entre elas uma funcionária do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM). Todos são acusados de integrarem uma organização criminosa especializada em falsificação de documentos de veículos, adulteração de GPS e receptação e distribuição de motocicletas roubadas.
Foram presos Fátima Mesquita Picanço, 50, José Rômulo Ferreira da Silva, 26, Davi da Silva Rocha, 41, Isaac Sahdo Neto, 64 e Edson Santana Tavares, 28, a maioria foi ferida em casa. De acordo com o delegado Péricles Nascimento, o grupo era investigado há pelo menos 4 meses, depois que uma equipe de investigadores recebeu denúncias de que vários veículos roubados estavam circulando na cidade de Santarém no Pará. A polícia descobriu ainda que mais de 800 documentos em branco de CNH’S e CRLV’s estavam desaparecendo do Detran.
Foto: Pedro Braga Júnior
Péricles explica que durante as investigações foi descoberto que um grupo liderado por Rômulo, conhecido como “Boca”, atuava nos dois estados coordenando a venda de motocicletas roubadas: “Em Manaus ele tinha as pessoas que roubavam e ele comprava as motocicletas, ele remarcava, logo depois fazia contato com as pessoas que passavam o documento pra ele, que era o Isaac e através dele nós chegamos na servidora do Detran de quem eles comprava os documentos em branco”.
Uma vez adulterados, os veículos eram encaminhadas por barcos e balsas para Santarém, onde outro grupo já aguardava para fazer a distribuição. Cada motocicleta era comprada pela grupo por valores entre R$ 500 e R$ 1000 dependendo do modelo e ano.
Segundo o delegado, Rômulo, apontado como líder da organização, chegava a atender em casa os assaltantes que ofereciam o veículo roubado, daí o nome da operação batizada “Delivery”. Na casa dos acusados a polícia apreendeu vária motocicletas roubadas, além do material usado pelo grupo para falsificar os documentos e adulterar os veículos.
A ação contou com a participação de policiais da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), policiais civis, policiais militares e agentes do Detran dos dois estados.
ASSUNTOS: Amazonas, organização criminosa, roubo de veículos, Policial