Compartilhe este texto

Polo de motos da Zona Franca de Manaus será poupado do "imposto do pecado"; entenda

Por Portal Do Holanda

10/07/2024 14h05 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Abraciclo

Manaus/AM - O secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy, disse nesta terça-feira (9) que o "imposto do pecado" irá poupar o setor de motos da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

"Moto, com certeza, pela Emenda Constitucional 132, vai continuar tendo benefício. A Zona Franca é uma decisão política, a gente respeita as decisões políticas e a gente trabalha dentro do nosso escopo. Agora, sempre lembrando que uma moto emite muito menos com o carro, né? Então, isso é importante também a gente ter em mente", disse Appy ao G1 e à TV Globo. 

Segundo o G1, a proposta de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo do governo federal e dos estados, assim como a proposta do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, contemplam uma taxação maior, por meio do “imposto do pecado”, para automóveis, embarcações e aeronaves, assim como a produção, extração, comercialização ou importação de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente (categoria na qual se incluem veículos poluentes). 

Então, para preservar os empregos da região, dessa forma, proteger a floresta amazônica de um potencial aumento do desmatamento, as motocicletas, cuja produção nacional se concentra principalmente na Zona Franca serão menos tributadas — mesmo sendo tão ou mais poluentes.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas