Prefeito do interior do AM é preso acusado de desviar mais de R$ 10 milhões em verbas
Manaus/Am - O prefeito do município de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 km de Manaus), Marcolino Siqueira de Oliveira, foi preso nesta terça-feira durante a Operação Timbó, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas.
Mariolino é acusado de comandar uma organização criminosa responsável por desviar verbas federais da prefeitura do município, que somadas ultrapassam R$ 10 milhões. Além dele, o filho Mariolino Siqueira Jr, a esposa Regina Flávia Dias Coimbra, a nora Bruna Soraya da Silva Barbosa, os secretários João Amorim Ribeiro Junior, Sebastião Ferreira de Moraes e Carlos Augusto Araújo dos Santos; e o taxista que seria um ‘laranja’, Raimundo Mendes Neto foram presos.
Segundo o procurador Fábio Monteiro, o dinheiro destinado à Prefeitura era transferido para as contas dos envolvidos, que aumentavam os patrimônios e em alguns casos chegavam a vender os imóveis para o próprio órgão por um preço acima do mercado. O prefeito, inclusive, possui uma ilha particular no município de São Gabriel da Cachoeira.
Ainda de acordo com o procurador, os secretários já trabalharam em outros municípios e, inclusive, alguns respondem por ações penais por crimes semelhantes.
O prefeito e os demais envolvidos já estão em Manaus onde prestarão depoimento e depois serão encaminhados para o sistema prisional. Eles vão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
ASSUNTOS: Amazonas, Corrupção, desvio de dinheiro, prefeito, Policial