Compartilhe este texto

Prefeitura detalha ações em meio à chuva torrencial em Manaus: 'mobilizando equipes'

Por Portal Do Holanda

19/03/2025 19h42 — em
Amazonas


ouça este conteúdo

Manaus/AM - Em meio à chuva torrencial que atingiu Manaus na tarde desta quarta-feira, o prefeito David Almeida destacou as ações emergenciais realizadas pela prefeitura para minimizar os impactos causados pelas precipitações. Com 58,60 milímetros de chuva registrados entre 14h e 16h, Almeida reforçou o compromisso da gestão em atender rapidamente as demandas da população.

"Sei que muitos estão sofrendo com os impactos das fortes chuvas. Estou acompanhando de perto a situação e mobilizando nossas equipes para agir rápido. Nossa prioridade é atender quem precisa e minimizar os danos. Seguimos firmes!", afirmou o prefeito. Ele também ressaltou que equipes da Defesa Civil, Pesca Pública, Infraestrutura e Assistência Social estão atuando nas ruas para resolver as ocorrências. "Nós estamos na rua trabalhando. Você que estiver retornando para casa, atenção, que uma tarde muito chuvosa merece a sua atenção no retorno para casa."

O vice-prefeito Renato Junior também comentou as ações preventivas e emergenciais realizadas pela gestão ao longo dos últimos anos. Ele destacou que, em 2024, foram registrados 57.602 serviços, incluindo 20.659 ações de construção de drenagem, 20.804 manutenções de redes e mais de 16 mil limpezas de bueiros, cobrindo 2.551 ruas. Além disso, a prefeitura tem investido em iniciativas como ecobarreiras, dragagem de igarapés e conscientização ambiental.

"Para 2025, a gente amplia a atenção dentro de bairros contra alagamentos, fortalecendo os trabalhos anunciados em novembro de 2024, quando foram implementadas intervenções em 118 pontos críticos, com foco na limpeza e desobstrução de bueiros, dragagem de igarapés e recuperação de redes de drenagem", explicou Renato Junior. Ele também mencionou que as ecobarreiras instaladas em 10 pontos da capital retiraram cerca de 240 toneladas de lixo, enquanto as operações de transbordo somaram 206.950 toneladas no mesmo período.

Conforme o detalhamento do vice-prefeito, desde 2021, a gestão tem intensificado os esforços para prevenir e combater alagamentos. Foram realizados mais de 46 mil serviços de desobstrução de bueiros e 7 mil recuperações de tampas, beneficiando 5.580 ruas. Em 2022, houve um aumento significativo, com 66.436 serviços prestados, incluindo 28.249 construções de drenagem e 11.589 limpezas de bueiros. Já em 2023, as ações resultaram em 74.070 serviços, com 39.077 construções de drenagem e 12.931 limpezas de bueiros em 4.661 ruas. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas