Compartilhe este texto

Presidente do TJAM inspeciona as obras do novo presídio feminino de Manaus

Por Portal Do Holanda

16/01/2014 15h20 — em
Amazonas



O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, acompanhou na manhã desta quinta-feira, 16, o titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus), coronel PM Louismar Bonates, em inspeção à obra do novo presídio de Manaus, o Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF).

Na última semana, Bonates buscou apoio da presidência do TJAM para desenvolver trabalhos que envolvam o sistema prisional do Estado. As obras do novo presídio, localizado na BR-174 (Manaus-Boa Vista), iniciaram no fim de junho de 2013 e a previsão de inauguração do prédio é março deste ano. O desembargador Ari Moutinho acompanhou os trabalhos que estão sendo realizados no local e conheceu algumas dependências do novo presídio.

Moutinho declarou ter ficado satisfeito com o convite do secretário. “Foi visita feita através do convite do novo secretário da Sejus e que me deixou muito satisfeito, pois constatei aqui o empenho, a dedicação e o trabalho do governo do Estado, de humanizar os presídios. Sabemos que temos algumas cadeias e presídios no Amazonas em péssimas condições; cito aqui como exemplo a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, que representa um atentado à dignidade do ser humano. Entretanto é bom constatar o interesse do Estado em tentar resolver essas questões e buscar melhorias”, disse.

Desembargador Ari Moutinho (à esquerda) e coronel Bonates em visita ao presídio feminino

De acordo com Bonates, o Centro de Detenção Feminino abrigará detentas provisórias e do regime semiaberto, e terá capacidade para 271 mulheres. Cada cela terá capacidade para quatro detentas. “As novas instalações já contarão com câmeras que serão coordenadas pela Central de Operação e Controle. As celas estão sendo construídas com conforto, comodidade e segurança”, afirmou o secretário da Sejus, afirmando ainda que o governo do Estado está preocupado em seguir padrões arquitetônicos que garantam a dignidade das presas. “Teremos inclusive um berçário, garantindo um tratamento humanizado a essas mulheres”, completou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Ari Jorge Moutinho da Costa, berçário, Louismar Bonates, Política, presídio, sejus, Tjam, Amazonas, Justiça & Direito

+ Amazonas