Compartilhe este texto

Primeira 'Escola da Floresta' é inaugurada no Amazonas

Por Portal Do Holanda

16/07/2024 19h12 — em
Amazonas


 Foto: Alex Pazzuello

Manaus/AM - A primeira unidade do projeto Escola da Floresta foi inaugurada nesta terça-feira (16), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), onde moram mais de 20 famílias que vivem da agricultura sustentável.   O projeto visa proporcionar acesso a novas tecnologias educacionais alinhadas às práticas sustentáveis.   

A estrutura conta com salas de aula, de leitura, salas multiuso e para os professores; além de refeitório, laboratório de robótica (Espaço Maker); alojamento para educadores e estudantes; banheiros e demais estruturas escolares.

“Essa é uma escola que foi pensada para preparar as crianças para enfrentarem a nova realidade das mudanças climáticas, entendendo a necessidade que a gente tem de preservar a floresta, mas também de preservar, sobretudo, o ser humano, fazendo com que ele tenha o conhecimento, mas que tenha também a oportunidade da geração de emprego e renda”, disse o governador Wilson Lima.

Projetada para ter baixo impacto ambiental, é também a primeira do tipo no BrasilCom capacidade para 200 alunos, sendo 100 em tempo integral e 100 no turno noturno, a Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva recebeu investimentos aproximados de R$ 5 milhões. Além de oferecer matriz curricular e pedagógica de tempo integral específica, a unidade também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno.

A estudante Dália Cristina, 13, pontuou que a unidade representa um novo ciclo para toda a região. “Eu acho muito legal ele [o governador] ter pensado na Escola da Floresta, porque são poucas oportunidades para nós estudarmos. Tem gente que não conseguia estudar lá na cidade. Eu acho muito gratificante para mim, estudar aqui numa escola dessas”, declarou a aluna.

Patrono da escola - A primeira unidade foi nomeada em homenagem a José Loureiro da Silva, um ex-morador da comunidade Bom Jesus do Angelim que contribuiu significativamente para o desenvolvimento local até seu falecimento em 6 de setembro de 2022. No ano seguinte, seus filhos doaram o terreno onde ele morava para a construção da escola.

Mais unidades - O programa Educa+ Amazonas planeja duas novas Escolas da Floresta: uma na Área de Proteção Ambiental Caverna do Maroaga e outra na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu Purus. O PADEAM II também prevê cinco novas unidades em áreas de conservação nos municípios de Canutama, Tapauá, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré, incluindo uma escola flutuante em Tapauá. Além disso, o governador firmou parcerias para expandir o projeto, como a implantação de um projeto de manejo em Carauari e a doação de US$ 1,5 milhão para construir outra unidade do projeto na região.

Promove - A inauguração da escola na RDS, promovida pelo Governo do Amazonas e a ADS, entregou 234 móveis escolares feitos por quatro empresas credenciadas no Programa Promove. A ação beneficiou 75 famílias de Manacapuru, Lábrea, Itacoatiara e Parintins. O Promove apoia pequenos negócios e credenciou 35 empresas de nove municípios em 2024 para fornecer móveis ao projeto.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas