Primeira estação meteorológica é instalada em Manaus

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A primeira estação meteorológica foi instalada, nesta sexta-feira (11), no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. A lém disso, foram entregues 10 novos caminhões coletores de lixo que reforçam a frota de limpeza urbana.
Com tecnologia de ponta e alinhada às diretrizes da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a estação instalada é a primeira de uma rede inédita planejada pela prefeitura, que contará com nove unidades espalhadas por pontos estratégicos da cidade. O objetivo é construir um sistema próprio e eficiente de monitoramento climático, como parte do enfrentamento técnico e planejado às mudanças climáticas.

Tarifa de energia dos mais pobres será zerada. Você vai pagar essa conta
O equipamento instalado realiza a coleta de nove variáveis meteorológicas essenciais a cada cinco minutos: temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, radiação solar, velocidade do vento, direção do vento, temperatura, umidade do solo e a pluviometria. Todos os dados são transmitidos via satélite para o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde são armazenados, analisados e utilizados para subsidiar decisões estratégicas em tempo real.
Esta primeira estação cobre toda a zona Oeste da cidade, beneficiando diretamente os bairros Compensa, Glória, Santo Antônio, São Jorge, Nova Esperança, os conjuntos Belvedere, Campos Elíseos, da Ilha, Flamanaus, Jardim Versalhes, entre outros.
As informações geradas vão embasar o trabalho de pastas como a Defesa Civil e as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), e demais órgãos que atuam em áreas sensíveis a mudanças climáticas, como prevenção de alagamentos, controle de vetores, manutenção viária, coleta de resíduos e serviços ambientais.
Tecnologia de alta precisão e pronta resposta
O meteorologista da Defesa Civil de Manaus, Guilherme Figliuolo, reforçou que o monitoramento contínuo das variáveis climáticas trará ganhos diretos para a gestão de riscos. “As estações vão transmitir em tempo real nove variáveis meteorológicas. Isso nos permitirá saber exatamente onde está chovendo forte, por exemplo, o que facilita o envio imediato de equipes da Defesa Civil para as áreas de risco. Em uma cidade como Manaus, onde o clima varia muito por região, isso é fundamental para prevenir tragédias”, afirmou.

ASSUNTOS: Amazonas