Professores realizam paralisação em mais de 90 escolas públicas de Manaus
Manaus/AM - Os professores e servidores da rede estadual de educação em Manaus realizam paralisação parcial ou total das atividades escolares nesta terça-feira (25). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), a paralisação atinge 95 escolas que estão tendo aulas do ensino médio. A iniciativa foi aprovada em assembleia geral do sindicato na semana passada indicando a paralisação na segunda-feira e nesta terça.
Os profissionais apontam falhas nas escolas como falta de álcool em gel, de papel toalha, de sabão e das janelas estarem bloqueadas das salas de aulas, problemas que preocupam em relação ao combate ao novo coronavírus. O Sinteam convocou uma nova assembleia às 14h desta quarta-feira (26) onde vão discutir o indicativo de greve geral.
Antes de tomar a decisão da greve, o Sinteam solicitou uma reunião com o secretário estadual de educação e com o governador para tratar sobre a suspensão das aulas. Na última segunda-feira (24) estava previsto o retorno das atividades presenciais nas escolas do ensino fundamental em Manaus, mas foi adiada devido aos professores dessas unidades ainda estarem realizando testes para diagnóstico da Covid-19.
Na semana passada, em apenas três dias de testagem, cerca de 160 professores testaram positivo para a Covid-19. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) anunciou que as aulas no ensino fundamental só seriam autorizadas quando houvesse total segurança em relação ao cumprimento dos protocolos de segurança nas escolas.
Veja também
ASSUNTOS: governo amazonas, greve professores manaus, Manaus, paralisação aulas manaus, professores paralisação manaus, seduc-am, sinteam, suspensão aulas manaus, Amazonas