Compartilhe este texto

Quatro vezes governador do Amazonas, Amazonino Mendes deixou legado na política

Por Portal Do Holanda

12/02/2023 9h48 — em
Amazonas


Foto: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - Morreu neste domingo (12), o ex-governador do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, aos 83 anos, após mais de um mês internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Viúvo de Tarcila Prado de Negreiros Mendes, falecida em setembro de 2015, e deixa três filhos: Armando Mendes, Lívia Mendes e Cristina Mendes. 

Nascido em Eirunepé, interior do Amazonas, em 16 de novembro de 1939, Amazonino foi três vezes prefeito de Manaus e quatro vezes governador do Amazonas. 

O político iniciou os estudos em sua cidade natal, tendo sido aluno do Colégio Dom Bosco, em Manaus, e do Seminário do Espírito Santo, em Tefé (AM). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas em 1969. 
 
Amazonino iniciou sua carreira política em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos. Em 1987, Amazonino iniciou o primeiro mandato como governador. Ele também exerceu o cargo de senador da República entre os anos de 1991 e 1992.

Em 1994, ele foi eleito governador do Amazonas e reeleito em 1998. O político fundou em 2001 a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e construiu 484 escolas em todo o estado. Amazonino foi eleito novamente prefeito de Manaus de 2009 a 2012, quando entregou mais de 600 salas de aula e criou os programas 'Bolsa Universidade' e o 'Leite do Meu Filho', além de expandir o atendimento às mulheres de Manaus com as Carretas da Saúde.

Após longo período distante da política, Amazonino retornou em 2017, sendo novamente eleito governador para cumprir mandato tampão após a cassação do ex-governador José Melo (Pros). Nas eleições de 2018, 2020 e 2022 acumulou derrotas, duas para o governo e uma para a prefeitura, a última sendo a primeira em que não chegou ao segundo turno


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas