Compartilhe este texto

Recurso de Braga contra Wilson Lima é rejeitado por 3 desembargadores do TRE-AM

Por Portal Do Holanda

12/06/2023 21h02 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Três desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), rejeitaram nesta segunda-feira (12), o recurso ajuizado pelo  senador Eduardo Braga (MDB) para a cassação dos mandatos do governador Wilson Lima (União Brasil) e do vice Tadeu de Souza (Avante). O julgamento foi suspenso após pedido de vista do desembargador Kon Wang.

Ainda faltam votar, além de Kon Wang, os desembargadores Marcelo Pires Soares e Victor André Liuzzi Gomes. Jorge Lins, presidente do TRE-AM, só deve votar em caso de empate.

A disputa judicial se deve a acusação de Braga, de que Wilson Lima  usou a estrutura das Forças de Segurança do estado em sua propaganda eleitoral em 2022, quando ambos disputaram vaga para o Governo do Amazonas. 

O colegiado descartou em abril o pedido de cassação dos políticos, mas estabeleceu multa de R$ 106,4 mil pelo “uso do aparato estatal em detrimento dos demais candidatos à disputa eleitoral”. Além de Wilson e Tadeu, a punição de pagamento de multa também foi direcionada ao secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto Mansur; o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, Marcus Vinícius de Almeida; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Orleilso Muniz; e o cabo Abias Costa dos Santos.

Na representação eleitoral apresentada por Eduardo Braga,  foram anexadas peças de campanha da coligação de Wilson e Tadeu que mostravam policiais fardados, viaturas da Rocam (Ronda Cândido Mariano) e até o ambiente interno do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas