Compartilhe este texto

Reservas de águas subterrâneas do Acre e Amapá reveladas em mapas do SGB

Por Portal Do Holanda

18/06/2024 11h30 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

 

Agora é possível ter uma visão detalhada sobre as reservas subterrâneas de água doce que estão debaixo do chão dos estados do Acre e Amapá, a  partir dos  mapas hidrogeológicos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Os mapas, que fazem parte do Projeto Disponibilidade Hídrica do Brasil, fornecem informações sobre a distribuição, movimento e qualidade dos recursos hídricos que estão abaixo da superfície.

Por meio deles, é possível saber detalhes dos tipos de rochas que armazenam essas águas, além obter estimativas das reservas, classificadas conforme a capacidade para fornecimento de água.

Nos mapas encontram-se encartes complementares, com informações relevantes, como a situação dos poços cadastrados e a condutividade elétrica das águas (indicando a qualidade).

Os encartes também apresentam pluviometria e capacidade de infiltração da água, indicando melhores zonas de recarga, além de dados inéditos sobre estimativa de volumes anuais produzidos e vulnerabilidade natural à contaminação dos aquíferos.

De acordo com o hidrogeólogo do SGB Thiago Feijó, coordenador da Cartografia Hidrogeológica, os mapas podem servir como base para implementação de gestão dos recursos hídricos subterrâneos, dando subsídios para a adoção de medidas necessárias para o uso sustentável dessas águas – que são uma importante fonte de abastecimento, especialmente em regiões que enfrentam crise hídrica.

Feijó explica ainda que os mapas podem contribuir para identificação de zonas de atenção e/ou restrição, pois indicam o volume anual produzido, densidade de poços e dados sobre a qualidade das águas subterrâneas.

“Os produtos elaborados auxiliam na tomada de decisões para o desenvolvimento de projetos relacionados a infraestrutura e empreendimentos, levando em consideração os impactos potenciais sobre os aquíferos”, complementou o coordenador.

O conteúdo dos mapas do Acre e Amapá pode ser conhecido no Repositório Institucional de Geociências (Rigeo), utilizando as opções de download desses documentos em formato PDF e/ou dos arquivos de SIG (volume compactado).

Os mapas do Acre e do Amapá fazem parte de uma coleção de mapas hidrogeológicos estaduais produzidos anualmente pelo Serviço Geológico do Brasil. Outros estados contemplados são: Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal.

Para a  elaboração desses produtos, foi utilizada uma metodologia desenvolvida pelo SGB (Manual de Cartografia Hidrogeológica, SGB, 2014) e empregada na confecção do Mapa Hidrogeológico do Brasil (SGB, 2014), Atlas Hidrogeológico do Brasil (SGB, 2015 e 2016), Mapa Hidrogeológico da Bacia do Prata (SGB & CIC PLATA, 2015) e Mapa Hidrogeológico da Bacia Quaraí (SGB & CIC PLATA, 2015).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas