Restauração do Hotel Cassina está em Brasília para revisões finais
O projeto de requalificação do antigo Hotel Cassina, localizado na rua Bernardo Ramos, Centro Histórico, está na fase final de análise para aprovação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O projeto arquitetônico básico, de autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), tem status aprovado no Instituto, seccional Amazonas, e o que está em revisão no escritório de Brasília são as pastas de orçamento e engenharia.
A requalificação faz parte do pacote de obras incluídas no PAC Cidades Históricas, que tem recursos do Governo Federal. Nos próximos dez dias, técnicos, engenheiros e arquitetos do Implurb vão responder as anotações técnicas enviadas pelo Iphan Nacional, para que o processo siga e tenha concluída sua total aprovação pelo órgão federal. A obra tem previsão para começar em 2016. Classificado como unidade de preservação histórica de primeiro grau e em área de tombamento histórico, a edificação é datada de 1899, com influência de vários estilos arquitetônicos. A proposta de intervenção é transformar o antigo Hotel Cassina em Centro de Arte Popular, criando uma ampla sinergia cultural com os outros espaços existentes no entorno imediato, como o Paço Municipal e o Café Les Artistes. Hoje o prédio está sem atividade, com vãos fechados inferiores para evitar ações de vandalismo e depredações. O projeto manterá muitas características originais, restauro de elementos ainda presentes e terá a criação de novas formas com materiais mais contemporâneos, causando o contraste entre o antigo e o novo. O novo em razão, inclusive, de padrões de acessibilidade universal.
A requalificação prevê dois pavimentos. No térreo haverá lobby, elevador, recepção, banheiro e uma área de exposição. No primeiro pavimento ficarão uma biblioteca, salas de curso, copa, bar, áreas de mesas e terraço.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas