Reunião do Capda/Suframa descredencia entidades
A 47ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), realizada nesta quarta-feira (9), na sede da Suframa, contou com a participação de novos integrantes, definidos pela portaria ministerial nº 381, de 7 de dezembro de 2015, quando entidades também foram descredenciadas pela Suframa.
O Capda homologou as avaliações de desempenho de duas instituições credenciadas: a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e a Fundação Nokia de Ensino (FNE). O Comitê autorizou ainda o credenciamento da Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (IN UEA), e os descredenciamentos do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Luterano; da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ); do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (I-Piatam); da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e do Núcleo de Inteligência Competitiva da Fundação de Apoio Institucional Muraki (NIC/Muraki). Os novos integrantes são: o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Marcelo Pereira, que atuará como secretário-executivo do Comitê; os representantes do Polo Industrial de Manaus (PIM), Denis Benchimol Minev e Everaldo Pereira Santos; e os representantes do Governo do Amazonas, Estêvão Vicente Cavalcante Monteiro de Paula e Renê Levy Aguiar. Os novos membros se apresentaram e manifestaram a expectativa de contribuir, através do Capda, com o desenvolvimento sustentável e o futuro da região amazônica.
A reunião foi presidida pelo secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e coordenador do Capda, Marcos Vinícius de Souza, e contou também com a participação dos demais representantes de órgãos de pesquisa e fomento, órgãos governamentais e classes produtoras e científicas integrantes do Comitê.
Além de discutir assuntos gerais relacionados às políticas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Amazônia Ocidental, o encontro teve ainda a aprovação da avaliação de desempenho de duas instituições, além de um credenciamento e cinco descredenciamentos.
Próxima reunião
Os comitentes definiram o dia 3 de março de 2016 como data da próxima reunião ordinária do Capda.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas, capda, descredenciar, incentivo fiscal, Suframa, zona franca, Amazonas