Rio Negro começa a encher, mas seca continua, afirma especialista
Manaus/AM – O Rio Negro está enchendo lentamente, após registrar na semana passada 12,11 metros, o menor nível da história em 122 anos.
Nesta quarta-feira (16), a profundidade na orla de Manaus é de 12,20. De segunda até esta quarta, o nível da água subiu 9cm, mostrando que o crescimento do volume da água está em média de 4 centímetros por dia.
A pesquisadora Jussara Cury, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), explica que a recente elevação do nível do Rio Negro é parte do processo de vazante, embora a região ainda não tenha saído da estiagem. Para que os níveis dos rios se recuperem completamente, são necessárias chuvas consistentes e distribuídas em toda a bacia do Rio Amazonas.
Situações semelhantes foram observadas no Rio Solimões, onde alguns trechos apresentaram estabilidade e elevação, enquanto outros, como em Fonte Boa, registraram novas mínimas. Em Manacapuru, o rio alcançou um recorde de 2,07 m, enquanto o Rio Madeira, em Porto Velho, atingiu uma mínima histórica antes de apresentar nova elevação devido às chuvas recentes.
ASSUNTOS: Amazonas