Compartilhe este texto

Rios Madeira e Purus estão com 'escassez hídrica', declara Agência Nacional de Águas

Por Portal Do Holanda

30/07/2024 11h38 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Manaus/AM - A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou, nesta segunda-feira (29), "situação crítica" de recursos hídricos nos rios Madeira e Purus, no Amazonas, e seus afluentes. A medida, válida até 30 de novembro, visa intensificar o monitoramento hidrológico e mitigar impactos sobre o uso da água. 

A decisão segue o registro de chuvas abaixo da média durante o período chuvoso (novembro a abril), afetando os níveis dos rios, que estão próximos aos valores mínimos históricos. A escassez hídrica impacta atividades essenciais como navegação e geração hidrelétrica, além de afetar o transporte aquaviário, crucial para o desenvolvimento e acesso a serviços na região amazônica. 

A ANA, conforme a Lei nº 9.984/2000, utiliza a declaração para alertar gestores e usuários sobre a situação crítica, permitindo a adoção de medidas preventivas e ajustes nas regras de uso da água. O objetivo é mitigar os impactos da seca e garantir o uso sustentável dos recursos hídricos na região.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas