Compartilhe este texto

Risco de desabamento em Beruri já tinha sido alertado há 9 anos

Por Portal Do Holanda

04/10/2023 8h59 — em
Amazonas


Foto: Divulgação Prefeitura de Beruri

Manaus/AM - Desde 2014 as autoridades do Amazonas já tinham tomado conhecimento sobre o risco de deslizamentos na vila Arumã, no município do Beruri, que foi engolida após um desabamento no fim de semana.

Há 9 anos, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) alertou sobre uma "cicatriz" de cerca de 90 metros no solo do povoado, o que indicava um processo de deslocamento de massa em curso. O órgão também divulgou uma foto com a área demarcada em vermelho.

No documento, o SGB ressalta que o solo é argiloso e que o local fica próximo de uma curva do rio, afetada pela erosão fluvial. E ainda lembrou que um leve deslizamento já tinha ocorrido na localidade, que é o fenômeno conhecido como "terras caídas".

O documento com os dados ainda está disponível no site do SGB.

O desabamento na vila Arumã deixou duas pessoas mortas e outras três desaparecidas. Mais de 40 casas foram arrastadas para dentro do rio que banha o vilarejo.

O governo do Amazonas anunciou que vai investigar as causas do acidente e que vai tomar medidas para evitar que tragédias semelhantes aconteçam no futuro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas