Roadway reforça biossegurança em serviço de apoio ao transporte fluvial em Manaus
Manaus/AM - O porto público privatizado de Manaus, (o Roadway) tem intensificado suas ações em relação aos cuidados para proteção de passageiros, prevenção e contenção dos casos de covid-19. Com a retomada do serviço de transporte hidroviário intermunicipal no Amazonas, determinada pelo Governo desde o dia 16 de julho, um plano de biossegurança foi adotado e está sendo amplamente reforçado neste retorno.
Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, a equipe de segurança da estação hidroviária estabeleceu normas de segurança dentro de todo o complexo durante a busca pelos serviços, como na compra de passagens, utilização da praça de alimentação e acesso ao embarque e desembarque. As ações fazem parte do plano para o manejo e controle da infecção.
Entre as medidas estão: orientação aos passageiros com adesivos quanto à necessidade de manutenção da distância mínima de segurança para um embarque seguro; desinfecção de toda a praça de alimentação, área internacional, banheiros e pátios com produto homologado pela Anvisa; intensificação da higienização das superfícies e pontos de contato com álcool 70%; lixeiras exclusivas (com adesivo) para o descarte dos itens de proteção como luvas, máscaras e lenços descartáveis; aferição de temperatura e demarcação de faixas de distanciamento nas filas para compra de bilhetes, embarque, check-in por meio da aplicação do adesivo de marcação da distância de segurança, fiscalização do uso de máscara ao adentrar o espaço, entre outros.
Segurança no atendimento
De acordo com o gestor de Segurança da Estação Hidroviária, Valmir Oliveira, as ações foram tomadas como forma de organizar e determinar espaços estratégicos para a segurança do atendimento das pessoas que forem procurar os serviços. “Já estávamos adotando esses cuidados antes mesmo da retomada da utilização dos transportes e nesse período estamos reforçando ainda mais os cuidados com a execução do plano de biossegurança seguindo diariamente todos os protocolos do Ministério da Saúde e monitorando de forma eficaz o cumprimento de todos esses protocolos”, destaca o gestor.
ASSUNTOS: biossegurança, Manaus, porto público, roadway, transporte fluvial, Amazonas