Salamandras são resgatadas em Manaus; venda ilegal cresce com popularidade de game

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Salamandras exóticas originárias do México e ameaçadas de extinção foram resgatadas, na quinta-feira (27), após funcionários dos Correios, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, encontrarem a espécie em uma encomenda.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram o resgate dos três exemplares de axolotes (Ambystoma mexicanum).

O caça às bruxas iniciado pelo MPF em 'defesa da democracia'
Após identificação por equipamentos de raio-X, a equipe dos Correios entrou em contato com o Ipaam. Os animais estavam escondidos em embalagens junto a outros materiais, com a intenção de burlar a fiscalização. No Brasil, a criação comercial de axolotes é ilegal, e sua posse e comercialização não são regulamentadas.
Popularidade - O médico-veterinário que presta serviços ao Ibama, Laerzio Neto, destacou que a crescente demanda por essa espécie de salamandra tem sido impulsionada por sua popularização em mídias digitais e jogos eletrônicos, como “Minecraft”, incentivando o tráfico ilegal. Segundo ele, no país, os principais fornecedores desse mercado estão concentrados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde criadores irregulares mantêm e comercializam esses animais sem autorização.
A bióloga da Gerência de Fauna (Gfau) do Ipaam, Gabriela Campelo, explicou que, por se tratar de uma espécie exótica, os axolotes apreendidos não podem ser devolvidos à natureza. “O Ipaam e o Ibama buscam um mantenedor de fauna legalizado adequado, como um zoológico ou criador autorizado, para garantir seu manejo correto. O destino dos animais pode ser o Amazonas ou outro estado brasileiro”, destacou a especialista.
Os três exemplares de axolotes foram levados para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Ibama, no Distrito Industrial 1, zona sul da capital.

ASSUNTOS: Amazonas