Compartilhe este texto

Semsa acaba com fila eletrônica e passa a marcar exames automaticamente

Por Portal Do Holanda

10/06/2013 15h55 — em
Amazonas



Quem passou hoje por uma consulta médica na rede municipal de Saúde e recebeu requisições de exames laboratoriais, não teve mais que entrar na ‘fila’ eletrônica para marcar um dos 59 tipos de exames oferecidos. Todos os usuários, por determinação do prefeito Artur Neto, agora farão exames no dia seguinte, sem necessidade de marcação, evitando a necessidade de deslocamento do paciente na busca pelo Sistema Nacional de Regulação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, a Secretaria Municipal de Saúde possui quatro laboratórios distritais com capacidade de fazer mais de 300 mil exames por mês. “Nossos laboratórios são bem equipados e com excelentes profissionais, que não deixam nada a desejar para os particulares. Temos capacidade física e pessoal para fazer os exames, por isso retiramos do Sisreg para acabar com a fila virtual e para que a população possa fazer seus exames no dia seguinte mesmo que recebe a requisição, para que possa fazer o de sangue em jejum e já levar os outros, como o de urina, no coletor de exames”, afirmou o secretário.

A recomendação é para que a população fique atenta à alteração do fluxo de atendimento nas Unidades de Saúde. Os exames serão solicitados pelo profissional de saúde, sendo que após a consulta será marcado o dia, horário e local para a coleta de material para o exame. “Caso a Unidade de Saúde não tenha um posto de coleta, o paciente será encaminhado para uma unidade de referência. O usuário receberá o resultado dos seus exames na Unidade de Saúde que realizar a coleta”, informa Melo.

Com o novo fluxo, o paciente não vai precisar, depois da consulta, retornar à Unidade de Saúde em outra data para marcar os exames no SISREG, processo que pode ser demorado, para só depois ir até um laboratório para fazer a coleta do material. “A intenção é oferecer as condições necessárias para que a pessoa possa resolver a maioria dos seus problemas em um mesmo estabelecimento de saúde, sem precisar se deslocar para outros locais, muitas vezes fora do bairro onde a pessoa mora. A Atenção Primária tem condições de resolver entre 80% e 85% dos problemas de saúde da população e o trabalho da Semsa é encontrar formas eficientes para que as pessoas possam ter um fácil acesso aos serviços”, explica Melo.

A mudança vai abranger todos os exames laboratoriais básicos, o que inclui exames de sangue, urina e parasitológico de fezes, bem como os de hematologia, coprologia, imunologia, microbiologia e também os de pré-natal. Os laboratórios distritais da Prefeitura de Manaus realizaram já realizaram mais de 1,2 milhão de exames, nos três primeiros meses do ano. Os demais exames continuarão a ser disponibilizados com agendamento via SISREG.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: automáticos, exames, filas, Semsa, sus, Manaus, Amazonas

+ Amazonas