Sinteam comunica Seduc sobre paralisação e greve dos professores em Manaus
Manaus/AM - O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) comunicou, nesta quarta-feira (19), à Secretaria de Estado de Educação, que vai realizar uma paralisação de dois dias na próxima segunda e terça-feira, dias 24 e 25, datas que marcam o retorno das aulas do ensino fundamental nas escolas da rede pública estadual em Manaus. A paralisação dos professores foi aprovada em assembleia geral realizada pelo Sinteam na última terça-feira (18), com indicativo de greve para o dia 26.
“Os casos de Covid-19 não param de aumentar nas escolas e o governo não voltou atrás, vamos intensificar a luta para garantir a vida das pessoas”, disse a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues.
A decisão do Sinteam se baseia no estudo elaborado pelo Atlas ODS Amazonas, projeto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que publicou uma nota técnica recomendando a suspensão das aulas nas redes pública e privada de ensino pelo fato de ter constatado que houve alteração no perfil de mortes nos casos de covid-19.
“Houve um aumento desproporcional de casos e de óbitos nas faixas etárias de 0 a 29 anos, principalmente entre as mulheres, sendo que nas comunidades escolares as mulheres são maioria entre os estudantes, docentes e gestores”, afirma a análise feita pelos pesquisadores.
“Isso reforça nossa intenção de suspender as aulas presenciais, uma vez que nossos alunos e uma boa parte da categoria encontra-se nesta faixa etária”, disse Ana Cristina Rodrigues.
ASSUNTOS: governo amazonas, greve professores manaus, paralisação aulas manaus, paralisação professores manaus, seduc-am, sinteam, volta aulas Manaus, Amazonas