SSP conta detalhes sobre desaparecimento de delegado durante confronto com traficantes
Manaus/Am - O delegado Thyago Garcez continua desaparecido desde a noite desta segunda-feira quando caiu no rio Solimões durante um confronto com traficantes. O confronto aconteceu em uma comunidade chamada Paraná do Padre em direção ao município de Tefé (a 1h30 de Coari).
Em coletiva nesta terça-feira (6), a Secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, contou detalhes sobre a ação que terminou com o delegado desaparecido.
Segundo Fontes, uma equipe de cinco policias: 1 capitão, 1 delegado, 1 investigador e 2 Policias Militares saíram de Coari na busca de uma embarcação que havia sido furtada. Na volta eles se depararam com a lancha contendo drogas, fizeram uma prisão no momento e quando estavam se preparando para sair foram alvejados provavelmente pelos donos da droga que estavam em terra.
“Houve um pequeno confronto e os policiais estavam em desvantagem porque estavam em lanchas e sem armamento apropriado e tiveram que se retrair. Nesse momento, o delegado Garcez caiu na água e não se sabe o que aconteceu com ele”, conta ele, que acrescenta que ninguém saiu ferido no tiroteio.
Ainda de acordo com o secretário, o capitão conseguiu sair na lancha dos meliantes com a droga e os outros voltaram para Coari para pedir reforço. Mais tarde as buscas foram iniciadas, mas o delegado não foi encontrado. Já o capitão foi localizado em uma balsa de combustível por volta de meia noite, o que fez muitos acreditarem que Thyago havia sido encontrado, o que infelizmente não aconteceu.
Não se sabe a nacionalidade dos traficantes e a polícia acredita que eles ainda estão na região uma vez que a lancha deles foi apreendida. Cerca de 600kg de drogas também foram apreendidas e está em Coari.
Sérgio disse ainda que não é sabido se Thyago foi baleado uma vez que estava escuro no local no momento do confronto.
Contrário do que foi noticiado, Thyago não estava cobrindo férias e sim dando reforço na operação.
As buscas continuam e na manhã desta terça uma equipe de com 10 policiais especiais e 3 bombeiros coordenados pelo delegado Mariolino Brito estão no local procurando pelo delegado e pelos agressores. Uma aeronave foi destinada para dar suporte.
ASSUNTOS: Amazonas, coari, delegado, desaparecido, Manaus, Policial