Compartilhe este texto

STF anula critério de tempo de serviço em promoção de juízes no Amazonas

Por Portal Do Holanda

13/08/2024 9h50 — em
Amazonas


Sede do TJAM em Manaus - Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, invalidar uma norma do Estado do Amazonas que estabelecia o tempo de serviço público como critério de desempate para a promoção de juízes. A decisão foi formalmente publicada no Diário Eletrônico do órgão. 

O julgamento, conduzido pelo ministro Nunes Marques, declarou a norma do Amazonas inconstitucional devido a um vício formal. De acordo com a decisão, qualquer legislação estadual ou do Distrito Federal que trate de questões relacionadas ao Estatuto da Magistratura—como as condições para a investidura no cargo e a aferição da antiguidade—deve estar em conformidade com as regras estabelecidas pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman).

A decisão reafirma que é competência exclusiva da União, por meio de lei complementar proposta pelo STF, regulamentar o Estatuto da Magistratura Nacional, conforme o artigo 93 da Constituição Federal. Assim, a autonomia dos Tribunais em definir a competência e funcionamento de seus órgãos jurisdicionais e administrativos (artigo 96, I, a da CF) deve respeitar as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Magistratura.

Fonte: Diário Eletrônico do STF


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas