Compartilhe este texto

Susam inicia calendário de atendimento das crianças cadastradas

Por Portal Do Holanda

11/01/2016 15h11 — em
Amazonas



A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) inicia nesta semana as atividades do calendário anual programa de proteção contra o vírus sincicial respiratório. O programa é voltado para o atendimento dos bebês prematuros de alto risco e de crianças até 2 anos de idade, portadoras de doenças congênitas do coração ou da doença pulmonar crônica, que precisam receber o Palivizumabe, medicamento biológico de alto custo, recomendado para a prevenção das infecções causadas pelo VCR.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, neste ano ao menos 120 crianças, da capital e do interior, cadastradas no programa, devem iniciar o esquema da medicação, que é composto de até 5 doses a serem aplicadas, conforme o caso, até o mês de junho. No ano passado, 198 bebês foram atendidos pelo programa.

O atendimento das crianças acontecerá em três unidades de saúde da rede estadual e uma da Prefeitura, em dias específicos. Na Maternidade Ana Braga, o atendimento acorrerá às quartas-feiras, semanalmente, a partir do dia 13 de janeiro, no horário da manhã. No Instituto da Mulher Dona Lindu, o atendimento começa na quinta-feira (15); na Maternidade Moura Tapajoz, no dia 18; e na Maternidade Balbina Mestrinho, no dia 20. Nestas três últimas, o atendimento será realizado quinzenalmente, sempre no horário da manhã.

Um número de telefone foi disponibilizado para que as mães possam obter informações sobre os locais, dias e horários de atendimentos dos bebês cadastrados. O número do telefone é 98440-3773.

No processo de cadastramento das crianças que receberão o Palivizumabe neste ciclo, além da rede de maternidades, unidades como a Fundação Hospital Francisca Mendes, o Hospital Dr. Fajardo e o Instituto da Criança do Amazonas (Icam) deram um importante apoio triando e encaminhando informações sobre os bebês atendidos em seus serviços e que têm indicação para receber o imunobiológico.

A Secretaria Adjunta de Atenção Especializada do Interior também já expediu orientações às Prefeituras do interior e respectivas secretarias de saúde, para que dêem o suporte necessário para que as crianças do interior, cadastradas no programa, possam vir a Manaus receber a medicação. 

Cuidados – Este período do ano, com a chegada das chuvas, é considerado o de maior incidência das infecções respiratórias. A médica Tatiana Carranza explica que, de um modo geral, até os 3 anos de idade 100% das crianças terão entrado em contato o vírus sincicial respiratório. Mas, no caso das crianças prematuras, cardiopatas ou portadoras de doença pulmonar crônica, o risco de o contato com o vírus provocar infecções respiratórias mais graves é muito elevado.







 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, cadastramento, saúde, Amazonas

+ Amazonas