Susam inicia projeto para controlar suprimentos farmacêuticos
A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) deu início, nesta quarta-feira, 15, ao processo de reordenamento da assistência farmacêutica, projeto que será desenvolvido com o suporte técnico da empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam). O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que o sistema a ser implantado vai modernizar as rotinas de controle de suprimentos, otimizando a distribuição dos medicamentos e insumos na rede, gerando, assim, economia e maior eficiência.
“Este não é um projeto da Susam, mas um projeto de Governo, que envolverá diretamente também a Secretaria Estadual de Fazenda e terá este fundamental suporte técnico da Prodam. É um processo que alcançará toda a rede estadual de saúde da capital e do interior do Estado, abastecida pela Central de Medicamentos do Amazonas”, disse Pedro Elias, durante a apresentação do projeto, que aconteceu no auditório da Susam, na manhã desta quarta-feira, 15, e reuniu gestores de todas as unidades e fundações de saúde da capital com a equipe técnica da Prodam.
Intitulado “Projeto Saúde”, o estudo que começará a ser executado pela Prodam prevê o desenvolvimento de soluções que racionalizem toda a cadeia de fornecimento de materiais e medicamentos, além de padronizar o sistema de informação de gestão hospitalar na Susam.
O diretor-presidente da Prodam, Márcio Silva de Lira, explicou que, nos próximos 45 dias, a Prodam estará visitando unidades de saúde, conhecendo a cadeia de suprimento e os sistemas de informação, com o intuito de realizar um diagnóstico apontando as melhorias necessárias. “Já nesta sexta-feira, dia 17, daremos início à coleta de informações para o estudo que será executado. Nossa programação prevê que esta fase de coleta se encerre no dia 11 de agosto. O relatório final, constando a análise dos dados coletados e as soluções propostas, deve estar pronto no dia 18 de agosto”, informou Lira. De acordo com o assessor da presidência da Prodam, Régis Muller, que está coordenando o “Projeto Saúde”, com o sistema que será implantado, a Susam terá um controle mais eficiente de toda a cadeia, desde a compra do medicamento até a sua utilização pelo usuário final.
Muller afirma que outra solução que deverá constar no diagnóstico da equipe técnica da Prodam será a da padronização dos sistemas usados nas unidades de saúde. “A unificação das informações administrativas e financeiras facilitará o dia a dia dos diretores e colaboradores das unidades e, ainda, contribuirá para agilizar o atendimento”, destacou o assessor.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas