Compartilhe este texto

Taxa de desemprego no Amazonas bate recorde e supera média nacional

Por Portal Do Holanda

10/03/2021 9h41 — em
Amazonas


Uma das maiores médias em 2020 - Foto: Divulgação

Manaus/AM - A taxa de desemprego no Amazonas atingiu 15,8% e superou a média nacional de 13,5% no ano de 2020. O recorde foi divulgado nessa quarta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou situação semelhante em outros 19 estados.

Segundo o levantamento, o Amazonas está entre os 10 primeiros estados mais afetados pelo desemprego. A lista é encabeçada por Bahia, Alagoas e Sergipe, que são seguidos pelo Rio de Janeiro, Pernambuco, Roraima, Maranhão, Amazonas  (que está no 8° lugar), Rio Grande do Norte e Acre.

Os dados se tornam ainda mais preocupantes quando levam em consideração o nível de ocupação da população. Nesse quesito, o Amazonas também é destaque com apenas 50,3% da população ativa e apta para trabalhar ocupada, ou seja, quase 50% da população está fora do mercado de trabalho.

O IGBGE aponta que as taxas subiram porque em 2020 não só o mercado formal foi afetado, mas também o mercado informal que é a principal porta de entrada dos trabalhadores. Todo o período analisado é comparado ao mesmo período de 2019, quando ainda não havia pandemia no país.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas