TJAM abre ano judiciário e anuncia concurso
Presidente Graça Figueiredo vai fazer balanço de seis meses à frente do tribunal e anunciar concurso público e plano de obras para este ano
A exemplo do aconteceu em outros centros do país, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai realizar, nesta terça-feira, dia 10, a Abertura do Ano Judiciário de 2015.
“O Executivo e Legislativo já fazem isso, quando são lidas nas casas legislativas (Assembleia Legislativa e Câmara Municipal) as mensagens do governador do Estado e a do prefeito. A sociedade precisa ser informada do que foi feito pelo Poder Judiciário em 2014 e os projetos que estão na programação para 2015”, explicou a desembargadora.
Para a solenidade de abertura do Ano Judiciário foram convidados o governador do Estado, o prefeito de Manaus, os presidentes das casas legislativa e dos outros tribunais.
“Precisamos mudar a imagem da Justiça em nosso Estado, pois sabemos que hoje existe em todo o país uma certa descrença da população em relação às instituições e com o Poder Judiciário não poderia ser diferente. Afinal, somos alvo de críticas, algumas procedentes e outras eu diria até que injustas. Como já foi citado algumas vezes, a Justiça, como qualquer outra atividade institucional, é um processo contínuo, nunca alcançado plenamente. Logo as críticas são compreensíveis – avaliou Graça Figueiredo.
Concurso em 2015
A presidente do TJAM deverá anunciar o concurso público para assistente judiciário (nível médio); auxiliar judiciário (fundamental) e de técnico em informática (médio), para o interior (7ª Região do Rio Negro/Solimões), que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2015 nas cidades de Anamã, Autazes, Anori, Beruri, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coarí, Codajás, Manaquiri e Novo Airão.
Para o segundo semestre, o tribunal realizará concurso na 8ª Região para estágio de nível médio nas comarcas de Itacoatiara, Itapiranga, Maués, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Silves e Urucurituba.
A presidente anunciou também que vai assinar um convênio com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para o concurso de estagiários do TJAM em comarcas do interior. O edital está previsto para ser lançado ainda em fevereiro.
O processo de seleção se dará de duas formas em Manaus: para os estagiários de direito, que atualmente estão sendo chamados pelo cadastro de reserva, haverá um novo concurso entre abril e maio; para os estudantes de outras áreas, o processo de entrevistas e bancos de dados deverá ocorrer em fevereiro.
ASSUNTOS: Amazonas, concurso, Graça Figueiredo, Judiciário, Manaus, Portal do Holanda, Tjam, Amazonas