Compartilhe este texto

Três das 10 novas vítimas da Covid-19 no Amazonas não tinham doenças crônicas

Por Portal Do Holanda

09/04/2020 16h47 — em
Amazonas


Foto: Caio Guarlotte / Portal do Holanda

Manaus/AM - O Amazonas confirmou 10 novas mortes por Covid-19, em atualização dos casos nesta quinta-feira (9). Entre os óbitos, três pacientes não tinham comorbidades (doenças crônicas) e faleceram com agravamento da insuficiência respiratória. Os demais óbitos tinham alguma comorbidade, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). 

Todos os dez pacientes cujas mortes foram confirmadas por Covid-19 estavam recebendo assistência médica. 

Entre os óbitos sem comorbidades estão as de um homem de 73 anos e outro de 34 anos, que estavam sendo assistidos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz. Ambos com quadro de insuficiência respiratória, não resistiram ao agravamento da doença e vieram a óbito ontem (8).

Também foi confirmada morte de um homem de 40 anos, sem histórico de comorbidade relatado, no último dia 6 de abril, após nove dias internado no Delphina Aziz, onde também recebeu toda a assistência, mas não resistiu ao agravamento da doença.

Comorbidades

A FVS-AM confirmou ainda, em Manaus, as mortes por Covid-19 de uma idosa de 64 anos, que tinha histórico de hipertensão, diabetes, insuficiência renal crônica e HIV; uma mulher de 56 anos, com histórico de diabetes; uma mulher de 75 anos, com diabetes e pneumopatia crônica; um homem de 95 anos, com diabetes e doença cardiovascular; e uma mulher de 79 anos, com cardiopatia e pneumopatia.

Outros dois óbitos investigados e confirmados como Covid-19 são de pacientes de Iranduba e Manicoré. Um homem de 62 anos, com histórico de hipertensão e proveniente de Iranduba, estava internado na UTI do Delhpina Aziz e não resistiu ao agravamento da doença. Um homem de 68, com diabetes, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica, que morreu em Manicoré, no dia 5 de abril, na Unidade Mista de Saúde do município, teve o teste para Covid-19 também confirmado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, Delphina Aziz, FVS-AM, Manaus, mortes coronavírus amazonas, mortes covid-19 manaus, Amazonas

+ Amazonas