Turismo sustentável em área protegidas
“A expectativa é proporcionar maior qualidade ao atendimento ao turista e levar a comunidade a se sentir cada vez mais engajada no desenvolvimento sustentável da região”, observou a Diretora de Infraestrutura e Qualificação Turística da Manauscult, Márcia Guimarães, para quem a capacitação é um meio essencial para o desenvolvimento sustentável, que envolve um tripé formado pelas áreas sociocultural, econômica e ambiental.
A Diretora do Departamento de Áreas Protegidas da Semmas, Socorro Monteiro, orientou a visita, apresentando cada comunidade, bem como moradores e atrações turísticas. “Conhecer essa realidade tem fundamental importância, uma vez que se fortalecem as parcerias, que vão aprimorar o atendimento ao turista na Reserva e, por meio da capacitação, levar o morador a perceber o turismo como fonte de renda”, ressaltou Socorro.
Moradora da Comunidade Julião, Maria Santos está ansiosa pelos cursos, que, para ela, serão muito importantes para sua atuação na produção de artesanato e doces regionais. “Pretendo participar de todas as oficinas, porque é sempre bom aprender mais para aprimorar os conhecimentos que já temos”, contou.
A previsão de início é dia 15 de maio. As aulas serão realizadas na Escola Municipal São José I, situada na Comunidade do Livramento, a mais desenvolvida e populosa das comunidades, com 320 famílias. Além desta, mais cinco comunidades participarão: São João do Tupé, Tatu, Central, Agrovila e Julião.
Foto: Hariele Quara/Espi
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas