UFAM e IFAM são alvos de operação da Polícia Federal no Amazonas
Foto: Pedro Braga Jr
Agentes da Polícia Federal no Amazonas, com apoio da Controladoria Geral da União e a Secretaria da Receita Federal do Brasil, deflagraram na manhã desta terça-feira a “Operação Martelo” e cumprem 7 mandados de prisão temporária, 30 mandados de busca e apreensão, 19 mandados de afastamento de servidores públicos de suas funções, 19 mandados de seqüestro de bens móveis, 3 mandados de seqüestro de bens imóveis.
Os principais alvos da operação que visa combater à corrupção e o desvio de erário em vários órgãos, são Funasa o Ifam, a Universidade Federal do Amazonas e o IFRO.
Estima-se que os valores das fraudes envolvam licitações e contratos públicos que superam o montante de R$ 40 milhões.
Os mandados estão sendo cumpridos em Manaus e Parintins, em Porto Velho, no Estado de Rondônia. Cerca de 150 policiais federais, 16 servidores da CGU e 20 servidores da SRFB, participam da ação.
Dos sete mandados de prisão temporária, seis são direcionados empresários e um de uma servidora pública. O nome da Operação, qual seja, 'Martelo', faz referência ao instrumento de trabalho de pregoeiros e leiloeiros, na medida em que a maioria dos crimes objeto da investigação foram cometidos no âmbito de licitações públicas.
ASSUNTOS: Manaus, Amazonas, Brasil, Policial