Ufam realiza testes rápidos para controle da Covid-19 em profissionais da saúde
Manaus/AM - Os profissionais da saúde que apresentarem sintomas gripais leves devem agendar atendimento na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para realização de teste rápido. A Ufam firmou parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) para instalar um centro de testagem com o objetivo de controlar a propagação da Covid-19. O atendimento deve iniciar ainda nesta semana.
A iniciativa é uma das ações da Universidade coordenadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, com a coordenação da professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) Jaila Borges e tem a participação de um grupo de profissionais voluntários que realizarão os testes. "Estamos ofertando este serviço em caráter emergencial porque estamos em meio a uma pandemia. Precisamos ter respostas rápidas e acertadas em benefício da população. Esse é um grupo [profissionais de saúde] que precisa ser acompanhado de perto porque são os profissionais que estão lidando com pacientes", declara.
"O serviço é direcionado para esses profissionais que estão com sintomas similares ao do Covid-19, que estão relativamente bem porque estão isolados em casa, não estão carecendo de um cuidado nem médico nem hospitalar, mas precisam de um diagnóstico", detalha Borges.
De acordo com a professora, o serviço será alocado na Escola de Enfermagem de Manaus e as informações sobre agendamento estão no site da FVS. "Os voluntários são professores, profissionais de saúde, pós-graduandos e alunos da graduação", informa. "O treinamento feito pelo Lacen [Laboratório Central] consistiu na execução do teste rápido desde a coleta até liberação do resultado", revela.
Segundo a coordenadora, os profissionais de saúde que apresentarem sintomas gripais devem entrar em isolamento preventivo para evitar a contaminação de outras pessoas. Somente depois do sétimo dia de sintomas os profissionais devem se apresentar para fazer a testagem para o Covid-19. A medida visa reduzir a chances de transmissão do vírus, em casos confirmados. "Depois do sétimo dia é quando o teste consegue detectar anticorpo com maior sensibilidade", conta a professora.
Veja também
ASSUNTOS: COVID-19, Manaus, profissionais saúde manaus, teste rápido ufam, Ufam, Amazonas, Coronavírus