Unicef doa ventiladores para espaços de acolhimento dos indígenas warao em Manaus
Manaus/AM - Os espaços de acolhimento da Prefeitura de Manaus destinados a indígenas venezuelanos da etnia warao receberam nesta quinta-feira (23), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 30 ventiladores de pedestal que serão instalados nos abrigos. A entrega simbólica aconteceu no abrigo localizado em um sítio no Tarumã- Açu, zona Oeste, onde atualmente 148 refugiados estão acolhidos.
“Ficamos gratos pela doação do Unicef, que tem sido um grande parceiro da Prefeitura de Manaus no fluxo de trabalho do acolhimento dos indígenas venezuelanos da etnia warao no município, conduzido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. O trabalho em rede de cada um dos atores envolvidos cumpre o intuito de levar mais dignidade e garantia de direitos a essa população de refugiados do país vizinho”, agradeceu a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Suzy Zózimo.
Os espaços de acolhimento são administrados pela Semasc, que possui atualmente 386 acolhidos em cinco espaços de acolhimento para os indígenas warao. Todos contam com o apoio das agências internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU), além do apoio das instituições da sociedade civil, como o Instituto Mana, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) e Aldeias Infantis SOS.
Solidariedade
As doações físicas podem ser entregues, diretamente, no drive-thru solidário montado no hall de entrada do auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, na Compensa, zona Oeste, de 9h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Mais doações
Além dos ventiladores, o Unicef fez a doação de 1.600 máscaras cirúrgicas para uso dos profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência à Covid-19 e unidades das áreas de abrangências dos abrigos que acolhem os migrantes venezuelanos indígenas warao e não indígenas no município de Manaus.
ASSUNTOS: indigenas warao manaus, Manaus, manaus solidária, prefeitura manaus, Unicef, Amazonas