Uso de ferramentas online tem capacitação via internet em Manaus
Manaus/AM – O programa “Tutoriais de Tecnologias Digitais” desta sexta-feira (22/05) orientou os professores das secretarias de Estado de Educação e Desporto e Municipal de Educação (Semed-Manaus) sobre o uso das ferramentas Formulários Google e Documentos Google. A atividade, uma extensão dos “Diálogos Formativos”, abriu essa vertente para falar sobre tutoriais e tecnologias digitais.
A facilitadora foi a professora Estrela Vinente, do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan). Ela explicou o passo a passo das ferramentas, que podem auxiliar os profissionais da Educação durante e depois da pandemia.
Vinente ressalta que o Documentos Google é similar a um editor de texto comum, como Microsoft Word, LibreOffice ou OpenOffice, mas com a diferença que outras pessoas podem editar o conteúdo ao mesmo tempo - tudo vai sendo salvo automaticamente. Ela mostrou como acessar, editar, armazenar e compartilhar na ferramenta.
“Esse aplicativo é interessante, porque o aluno e professor podem trabalhar o mesmo documento, mesmo à distância. O professor pode fazer trabalhos em grupo, enviar um feedback. Então, para este momento que estamos vivendo, ele é muito útil”, frisa a professora.
O professor Almir Junior foi o responsável por ensinar o uso do Formulários Google, que é um aplicativo de administração de pesquisas incluído no Google Drive e que permite o gerenciamento e análise de pesquisas.
“Os professores podem fazer questionários rápidos para checar o entendimento dos alunos. Para isso, basta acessar o Google pela conta que já se usa na Secretaria de Educação. Tudo fica salvo e pode ser visualizado on-line”, diz o professor.
O programa “Tutoriais de Tecnologias Digitais” é transmitido nos mesmos canais do projeto “Aula em Casa”, às 11h20 das sexta-feiras, com reprise no mesmo dia, às 16h20. O conteúdo pode ser acessado ainda pelo link: https://bit.ly/2A10Mbz.
Veja também
ASSUNTOS: capacitação, coronavírus Manaus, documentos google, Escola digital, Seduc, semed, Amazonas