Variante no Amazonas pode ter potencial para gerar mais casos graves
Manaus/AM - Em novo boletim epidemiológico divulgado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontou que a presença de uma nova variante do novo coronavírus no Amazonas pode ter maior potencial de gerar casos graves, inclusive em pessoas sem comorbidades. A FVS, juntamente com técnicos do Ministério da Saúde e da Organização Pan Americana da Saúde, realiza investigações e análises para esclarecer essa relação.
O assessor da Sala de Situação do Amazonas, instalada na FVS-AM, Daniel Barros, analisa que componentes social e epidemiológico podem estar relacionados a esse novo cenário de covid-19 no estado.
Os dados coletados também apontam que pessoas com idade entre 20 e 59 anos são as que mais têm sido hospitalizadas pela Covid-19 atualmente, ao contrário do que foi registrado em 2020. “Em março, abril e maio do ano passado, estávamos no primeiro pico da doença e a maior proporção de internados era quem tinha 60 anos ou mais. Em 2021, os mais internados são, principalmente, os homens mais jovens”, afirmou o diretor-presidente da FVS-AM em exercício, Cristiano Fernandes.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas