Compartilhe este texto

Veterinários investigam toxina que levou ao óbito 3 cavalos do Haras Nilton Lins

Por Portal Do Holanda

04/01/2025 13h58 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Assessoria

Manaus/AM - O Haras Nilton Lins informou, neste sábado (4), as mortes de três cavalos, provavelmente causadas por um contato com uma toxina. A instituição agiu rapidamente ao identificar os primeiros sintomas, adotando medidas para proteger os demais animais e controlar a situação.

Entre as ações adotadas, destacam-se o isolamento da área afetada, a intensificação do atendimento veterinário especializado e a desinfecção rigorosa do local. A alimentação dos animais também foi imediatamente substituída como medida preventiva adicional. A instituição implementou, ainda, um monitoramento 24 horas para garantir o acompanhamento contínuo da saúde dos equinos. Em nota, o Haras Nilton Lins lamentou as perdas e assegurou que está tomando todas as providências para evitar novos incidentes.

O haras também notificou a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ADAF), que já iniciou uma investigação para identificar a origem da toxina. Além disso, estão sendo reforçados os protocolos preventivos para garantir a segurança dos animais.

Veja a nota na íntegra: 

O Haras Nilton Lins esclarece que foram a óbito três cavalos em nosso haras, em decorrência de um possível contato com uma toxina.
Diante do fato, ao identificarmos os primeiros sintomas, tomamos todas as medidas necessárias para proteger os demais animais e controlar a situação.

Gostaríamos de destacar que os procedimentos foram:

1. Isolamento da área afetada: A área identificada como potencial fonte de contaminação foi imediatamente isolada para evitar qualquer propagação.

2. Atendimento veterinário especializado reforçado: Todos os animais estão sob monitoramento contínuo de uma equipe de médicos veterinários altamente qualificados, com suporte de farmacêuticos clínicos.

3. Desinfecção rigorosa: O local está sendo submetido a um processo minucioso de limpeza e desinfecção.

4. Troca de insumos alimentares: Foi feita a substituição imediata da ração fornecida aos animais, como medida preventiva adicional.

5. Monitoramento constante: Garantimos vigilância 24 horas para acompanhar a saúde dos demais animais.

Enfatizamos que lamentamos profundamente as perdas e estamos empenhados em assegurar que situações como esta não se repitam.

Reforçamos nosso compromisso histórico e permanente com a saúde, segurança e bem-estar dos animais sob nossa responsabilidade, assim como de total transparência com nossos clientes.

Estamos colaborando com as autoridades competentes, uma vez que a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ADAF) já foi comunicada e está conduzindo uma investigação detalhada para identificar a origem exata da toxina, além de fortalecer nossos protocolos preventivos.

Agradecemos a compreensão de todos neste momento difícil.

A direção


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas