Compartilhe este texto

Vítimas de escalpelamento têm direito a perucas pelo SUS, garante Lei no Amazonas

Por Portal Do Holanda

23/07/2024 10h11 — em
Amazonas


Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Manaus/AM - O Estado do Amazonas passa a oferecer assistência às vítimas de escalpelamento com a promulgação da Lei nº 6.775/2024, que garante o fornecimento de perucas às pessoas afetadas por esse tipo de acidente. 

A nova lei determina que perucas serão disponibilizadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. Além disso, permite que instituições de saúde vinculadas ao SUS recebam doações de perucas para formar um banco destinado às vítimas de escalpelamento. As despesas decorrentes da implementação da lei serão cobertas por dotações orçamentárias adequadas, com suplementação se necessária.

A legislação, coautoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB) e do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Bessa (PV), busca restaurar o bem-estar e a autoestima das vítimas.

"Infelizmente, o escalpelamento é um grave problema de saúde pública em nossa região, exigindo nossa total atenção. É uma honra ser coautor desta lei ao lado do deputado Carlinhos Bessa, que foi o autor principal desta iniciativa", destacou Cidade. 

Segundo a Fundação Amazônia de Amparo e Pesquisa (Fadespa), o Amazonas é o segundo estado brasileiro com maior número de vítimas de escalpelamento, com registros significativos também no Pará e Amapá, especialmente devido ao uso frequente de embarcações nos grandes rios da região Amazônica.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas