Compartilhe este texto

Wilson Lima e presidente da Infraero abordam melhorias para aeroportos do interior

Por Portal Do Holanda

03/12/2024 13h23 — em
Amazonas


Foto: Diego Peres/Secom

Manaus/AM - Em reunião com a empresa brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília, o governador Wilson Lima propôs, nesta terça-feira (03), que a transferência de outorga dos aeroportos de Parintins, Carauari e Barcelos para a gestão da empresa pública federal seja tratada como prioridade, com o objetivo de melhorar a infraestrutura desses terminais. Em março, a Infraero já havia demonstrado interesse em assumir a administração de alguns aeroportos regionais.

O governador explicou que a proposta busca, além de oferecer melhores condições de infraestrutura, garantir a manutenção dos terminais aéreos, considerando a importância estratégica desses municípios para a aviação regional e o potencial para o desenvolvimento de diversas atividades econômicas.

A ideia é que as equipes da Infraero e do governo estadual se reúnam para avaliar a estrutura atual e as necessidades de investimento, com o objetivo de formalizar as tratativas a partir do próximo ano.

O encontro envolveu o governador Wilson Lima e o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, que destacou que, com a implementação da medida, a União passaria a ser responsável pela gestão dos terminais e pela utilização de recursos próprios para investimentos. A expectativa é que, com essa mudança, tanto a infraestrutura aeroportuária quanto o atendimento aos passageiros melhorem, permitindo um fluxo maior de aeronaves e maior eficiência nos serviços.

Durante a reunião, o governador também explicou a importância da transferência de gestão dos três aeroportos para a Infraero como parte de um plano piloto, levando em consideração a alta demanda de passageiros, tanto para o turismo quanto para a indústria, além dos aspectos econômicos de cada município.

O objetivo é expandir essa iniciativa para outros aeroportos do Amazonas, conforme o interesse das prefeituras locais na transferência de gestão. No caso de Parintins e Barcelos, o governador destacou eventos como o Festival de Parintins e a pesca esportiva, que atraem grande número de turistas e exigem terminais aéreos mais capacitados. Em Carauari, a proximidade com Coari, uma cidade estratégica para a exploração de gás e petróleo em Urucu, também foi mencionada como uma área prioritária para a negociação.

Somente em 2024, o município de Parintins registrou mais de 120 mil visitantes para o Festival Folclórico, com cerca de mil operações de voo. Em Barcelos, a pesca esportiva movimenta mais de 30 mil turistas por ano, gerando aproximadamente R$ 67 milhões por temporada, segundo dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Para Carauari, a exploração de petróleo em Urucu gera mais de 20 mil postos de trabalho, com 45% da mão de obra oriunda do próprio município. A mudança na gestão também facilitaria a conexão entre cidades da região Norte e o desenvolvimento de atividades econômicas, como a produção de cosméticos a partir de produtos como andiroba e ucuúba, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas