Wilson Lima lança 'Telessaúde' para reduzir fila por consultas no Amazonas; saiba mais

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou nesta terça-feira (15) a segunda fase do programa Saúde AM Digital com a implantação do serviço de Telessaúde. A iniciativa pretende ampliar em até 20 mil por mês o número de consultas especializadas e diagnósticos na rede pública estadual, por meio de atendimento remoto. A medida busca reduzir o tempo de espera por procedimentos regulados pelo Sisreg, conectando pacientes a médicos especialistas via celular ou computador.
Inicialmente, o acesso ao serviço será exclusivo para pacientes com agendamentos feitos via Sisreg. Ao receber a notificação da assistente virtual do programa pelo WhatsApp, o paciente poderá escolher a modalidade de Teleconsulta e receberá orientações para baixar o aplicativo Saúde AM Digital. As consultas acontecerão por videochamada, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde.

Maria do Carmo e a ilusão de uma candidatura majoritária pelo PL
A Telessaúde vai oferecer atendimentos em 12 especialidades, entre elas cardiologia, psiquiatria, ortopedia, ginecologia e endocrinologia, além de telediagnósticos, com laudos médicos emitidos quase em tempo real. Com a nova ferramenta, o número de atendimentos mensais na rede pública passará de 11 mil para 31 mil, um aumento de mais de 180%, segundo o governo estadual.
Durante o lançamento, na Policlínica Zeno Lanzini, na zona leste de Manaus, o governador destacou que o programa amplia o acesso à saúde em regiões remotas do estado. “Uma pessoa em São Gabriel da Cachoeira ou Tabatinga vai poder ser atendida com um celular e sinal de internet, sem sair de casa”, disse Wilson Lima. A unidade é uma das oito que já contam com salas preparadas para Teleconsultas e Telediagnósticos.
Além da capital, o programa também será expandido para os 61 municípios do interior. Na primeira fase, cinco cidades polos – Manacapuru, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé e Humaitá – receberam salas equipadas com aparelhos de diagnóstico, como eletrocardiograma e holter. A implantação será concluída em três etapas, com previsão de pontos de Telessaúde em todos os municípios.
O Saúde AM Digital também conta com uma assistente virtual lançada em fevereiro, que envia mensagens automáticas para lembrar consultas, exames e permitir reagendamentos. Agora, a nova etapa do programa integra essa ferramenta à Telessaúde: o paciente que confirmar o atendimento poderá escolher ser atendido remotamente, o que, segundo o governo, deve reduzir o tempo de espera por consultas e aumentar a eficiência da rede pública.

ASSUNTOS: Amazonas